Menos Calorias, Maior Longevidade

 

Reduzir as calorias da ementa diária mantém as pessoas mais jovens e durante mais tempo.

 

A conclusão é de investigadores, especializados no envelhecimento, da Universidade de Washington e do Instituto de Sanidade de Roma, que observaram o efeito rejuvesnecedor de uma alimentação equilibrada, mas baixa em calorias. Estes estudos fizeram-se mediante uma técnica de ultra-som, que detectou,  em pessoas que seguiam uma alimentação com estas características, um batimento do coração correspondente ao de pessoas 15 anos mais jovens. Os especialistas alertam, porém, que uma alimentação hipocalórica, isto é, baixa em calorias, não significa eliminar nenhum nutriente - nem sequer gorduras -, mas sim comer de tudo um pouco, de forma equilibrada.

Regras para uma Boa Alimentação

 

A nutricionista Cláudia Carmona deixa algumas regras para uma alimentação saudável.

- Comer devagar, mastigando muito bem os alimentos, e várias vezes ao dia (pelo menos quatro, a cada três horas e meia).

- Tomar sempre o pequeno-almoço: leite ou iogurte, pão ou cereais, e fruta.

- À merenda: fruta + uma ou duas bolachas; ou um pedaço de pão de mistura + leite meio gordo ou magro; ou cereais integrais com leite; ou uma barra de cereais pouco doce; etc...

- Aumentar o consumo de arroz, massas, feijão e outras leguminosas, e de pão.

- Aumentar o consumo de hortícolas: sopa no inicio do almoço e jantar, e legumes crus ou cozinhados de acompanhamento.

- Aumentar a quantidade de fibras na dieta: fruta, sempre que possível com casca e inteira, e dar preferência a alguns produtos integrais, tais como o pão de centeio integral. Atenção às bolachas integrais, contêm muito açucar e gordura.

- Comer mais peixe do que carne e nestas dar preferência às brancas.

- Evitar frituras, manteiga, margarina, queijo e leite gordos, natas e molhos, como também certas bolachas e biscoitos, bolos secos, todas as massas folhadas, salgadinhos, etc...

- Reduzir ou eliminar o açucar da alimentação.

- Aumentar a ingestão de líquidos, pelo menos dois litros por dia, dando preferência à água.

GIF Bimby 468 x 60

Perca 6 Quilos num Mês

 

Uma dieta rica em betacarotenos permite-lhe emagrecer e bronzear ao mesmo tempo

Por certo já conhece as virtuosas propriedades da cenoura que permitem potenciar o bronzeado e preparar a pele para sobreviver à nefasta acção dos raios ultravioleta (UV). Provavelmente, até já come duas cenouras por dia ( a dose "mágica" que, segundo os especialistas, permite preparar o organismo para receber os primeiros raios solares). O que talvez não saiba é que este legume não é o único alimento que goza de semelhantes características benéficas para a pele e para a linha. Vou dar-lhe a conhecer outros alimentos ricos em betacarotenos, vitaminas e minerais, que reforçam as defesas naturais da pele, promovendo a produção de melanina, responsável pelo tom bronzeado, e integrá-los numa dieta, que vai permitir-lhe perder até 6 quilos, em 15 dias.

Mostro-lhe como.

 

Um bronzeado seguro

Os protectores solares não são a única via para obter um bronzeado duradouro e saudável. A natureza oferece-nos substâncias capazes de o conseguir, quer seja potenciando as defesas naturais da pele, neutralizando a acção dos radicais livres ou aumentando a produção de melanina. Estas substâncias, basicamente são:

  • Betacaroteno. É o rei dos antioxidantes, estimula a produção de melanina (uma substância que se encontra de forma natural no organismo e que ajuda a defender a pele do sol) e previne o envelhecimento da epiderme.
  • Vitamina B. Ajuda o organismo a metabolizar as proteínas e fortalecer os tecidos celulares.
  • Vitamina E. Contribui para atrasar o fotoenvelhecimento provocado pela exposição aos raios UV e ajuda a manter os níveis de hidratação adequados.
  • Cobre. É essencial para a formação de colagénio e aumenta a produção de melanina.

Os alimentos dermoprotectores

Para fortalecer a pele face ao sol e conseguir um bronzeado intenso e saudável, estes alimentos não podem faltar na sua lista de compras, durante os meses de verão:

  • Frutos secos. O seu alto conteúdo em cobre e vitamina E protege a pele dos raios UV.
  • Cereais integrais. Também contam com uma boa dose de cobre e a sua fibra ajuda a manter a linha.
  • Cacau. Para além de levantar o ânimo, é um excelente aliado na intensificação do bronzeado.
  • Abacate. Protege das queimaduras solares e evita o fotoenvelhecimento produzido pelo sol, potenciando a formação de colagénio.
  • Cenoura. Indispensável para preparar a pele para o sol e conservar o tom bronzeado durante mais tempo, graças à grande concentração de betacarotenos (percusores da vitamina A).
  • Cerejas. O seu elevado nível de bioflavonas eleva a autodefesa das células contra os radicais livres.
  • Melão. Esta fruta também estimula as defesas naturais da pele face ao sol.
  • Uvas pretas. Potenciam a formação de colagénio e possuem uma forte acção antioxidante.
  • Alperce. Para além de ajudar a obter um bronzeado muito natural, graças ao seu elevado conteúdo em betacaroteno, a sua fibra ajuda a favorecer a função intestinal.

ATENÇÃO:

Nenhum destes alimentos substitui o protector solar nem os cuidados a ter com a exposição solar.

 

Antes de começar a dieta, leia isto

  • Não deve fazer esta dieta durante mais do que um mês. Por incluir pequena quantidade de hidratos de carbono de absorção lenta (amido), pode provocar uma certa sensação de cansaço e de falta de energia.
  • Não precisa comer quilos de cenoura; 100g por dia são mais do que suficientes para beneficiar de todas as suas propriedades.
  • É obrigatório beber dois litros de água por dia para eliminar todas as toxinas que se acumulam no organismo e evitar a desidratação.
  • Quando o objectivo é reduzir calorias drasticamente, é aconselhável optar por uma dieta em que primem as proteínas (como esta), já que ajudam a manter o tecido muscular.
  • Caso tenha problemas cardiovasculares, não deve seguir esta dieta.
  • Não se esqueça que o exercício físico é fundamental.
Untitled Document
De Para Partida a
Adultos Crianças Regresso